
A Ayurveda significa a ciência (Veda) da longevidade (Ayur) que se utiliza da harmonia para alcançar a felicidade. Também pode ser considerada como a ciência que traz a verdade para a vida, sendo também o sistema terapêutico mais antigo do mundo (mais de cinco mil anos), que se mantém atualizado por se basear em textos sagrados, concebidos por meio da expansão de consciência dos antigos sábios que viviam na região onde hoje é a Índia.
Este mais antigo sistema médico é integral, tratando do ser humano de forma holística, curando a raíz do sofrimento e as causas de desequilíbrios e enfermidades físicas, energéticas, mentais e espirituais, trazendo de volta a consciência Divina e a auto-responsabilidade evolutiva.
Ayur ou Vida é a harmonia entre o Eu Superior (Atman), a mente (Manas), Prana, os sentidos e o corpo, Veda é conhecimento, sabedoria, ciência. Portanto não é simplesmente uma ciência médica, mas sim um modo de se viver de forma saudável e prazeroza, em harmonia com os ciclos da Natureza.
Essa Ciência milenar continua sendo praticada na Índia tanto dentro da Medicina particular e familiar como nos hospitais e nas clínicas, revelando-se de notável eficácia. O Ocidente só começou a descobri-la e interessar-se por ela há pouco tempo.
A doutrina terapêutica ayurvédica baseia-se no fato de que cada indivíduo possui uma constituição (Dosha) predominante: Pitta (mais fogo e água), Vata (mais ar e éter), Kapha (mais água e terra) que deve ser diagnosticado pelo terapeuta, considerando que cada temperamento induz a certas predisposições às doenças,certas reações,certos comportamentos orgânicos que podem ser tratados e re-equilibrados através das terapias promotoras de saúde, desintoxicação e auto-conhecimento, assim como orientações alimentares e de rotina diária, massagens com óleos e ervas específicas para cada caso, dentre muitos outros procedimentos que abrangem o sistema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário